terça-feira, 11 de novembro de 2008

Projeto TAMAR conscientiza pescadores

Projeto do Ibama para salvar tartarugas-marinhas, em Santa Catarina trabalha com programas de assistência social aos pescadores. Há três anos, o Projeto TAMAR (Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas) funciona em Florianópolis, onde são realizados trabalhos para conscientizar a população quanto à importância de preservar as espécies de tartarugas-marinhas durante a pesca industrial e artesanal.

De acordo com a oceanógrafa Maria Isabel da Silva, que participou do projeto, em Santa Catarina as ações estão mais voltadas à pesca e os pescadores são peças fundamentais no auxílio à preservação das tartarugas. “Sem o apoio deles, nenhum tipo de ação seria possível.”

Maria ressalta que a maior ameaça no estado são as atividades pesqueiras, por isso o grande diferencial do projeto são as ações sociais que envolvem os profissionais da pesca. “Os pescadores não são os únicos participantes, o projeto procura inserir seus familiares, através das oficinas de artesanato e da confecção de produtos comercializados pelo TAMAR”.

Atualmente, são 22 cidades que participam do projeto. A base de Florianópolis, além de atuar em ações que combatem a pesca predatória, trabalha como um Centro de Reabilitação de tartarugas, conta com uma infra-estrutura para a realização de procedimentos simples como curativos e cirurgias.

Um comentário:

Rafa disse...

Parabéns pela matéria. É sempre importante mostrar as pessoas que fazem alguma coisa pelo nosso planeta.
Parabéns
Rafael Reif Oliveira