segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Lazer, diversão e consciência



O Parque Ecológico e Zoobotânico é um espaço natural no município de Brusque. A visita a este local é muito mais do que uma opção de lazer, é a possibilidade de conhecer espécies raras de animais e voltar a atenção sobre a necessidade de ajudar a preservar a natureza. São três lagoas, três quilômetros de trilhas e mais de 50 espécies de animais, como cobras, jacarés, cágados, macacos e onças, que vivem de forma harmônica em uma área superior a 12 hectares de mata atlântica.


Maiara Belli, uma das biólogas responsáveis pelo parque, conta que trabalhar com animais é muito prazeroso, porém, é uma tarefa que exige cuidados e na maioria das vezes é muito cara também. “Para tratar da onça, são necessários cinco quilos de carne por dia”. É um número expressivo, mas é necessário considerar também que além de alimentar a onça, é obrigatório abastecer o parque com muitas frutas e verduras diariamente, já que a maioria dos animais são herbívoros.


Os alunos das escolas públicas e municipais compõem cerca de 30% do público que visita o parque todo mês, por isso o trabalho de conscientização nas instituições de ensino é fundamental para repassar às crianças o valor e a importância de se preservar o meio ambiente.


Para dar continuidade a estes e muitos outros trabalhos, Maiara aponta para a necessidade da formação de parcerias com a iniciativa privada para manter o parque funcionando, “Os salários dos funcionários são pagos pela prefeitura, mas temos outros gastos que inviabilizam a manutenção do parque apenas com o dinheiro do ingresso, que custa somente três reais”, conclui a bióloga.


O Zoobotanico fica na rua Manoel Tavares, ao lado da Prefeitura Municipal de Brusque e está aberto de terça a domingo para visitação. Estudantes acompanhados por seu professor, terão preço diferenciado mediante agendamento prévio. Vale a pena conferir.


Agende uma visita:
(47)3351-1481

Nenhum comentário: