segunda-feira, 3 de novembro de 2008

No verão não tem ação

Grandes ações são compostas de um conjunto de pequenas ações. Baseado nessa prerrogativa, muitas atividades da causa ambiental vêm sendo executadas na região do Vale do Itajaí.


Recentemente algumas mobilizações foram feitas para sensibilizar a sociedade em prol desta luta contra a degradação da natureza.


Durante o início do segundo semestre de 2008, muitas atividades foram realizadas. Foi programada pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, a Semana da Água. Nesta semana, diversas atividades como a limpeza das ilhas fluviais e margens do Rio Camboriú, o plantio de 70 mudas de árvores nativas em conjunto com o Projeto Fazendo Nossa Parte, do núcleo infantil Semear e a exposição do Projeto Jacamassa foram concluídas.


Além disso, a divulgação do Projeto Cambori, campanha de educação ambiental para as populações ribeirinhas do município, que divulga a necessidade da limpeza periódica das fossas, a campanha contra a construção de condomínios de prédios no canto do Morcego – Praia Brava – Itajaí simbolizado pelo “abraço na praia”, onde mais de 600 pessoas compareceram e o “Univali limpando o mundo” (projeto desenvolvidos por alunos da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI), que integra o “Clean up the World”, que propõe a sensibilização mundial para as questões ambientais.


Porém, para este último trimestre, as ações estão caminhando de forma lenta. Apenas um evento foi realizado no mês de outubro, a “Sim Ambiental”, que consistiu em quatro sessões de filmes com temas ambientais e está previsto para se repetir no mês de novembro.


A responsável pela comunicação da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Haydée Assanti, esclareceu que como as atividades são realizadas em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, novas ações estão previstas somente para março de 2009. Uma pena não poder mostrar pros turistas que passarão pelo litoral durante o verão o quanto a população local se preocupa com as causas ambientais.


Se algo não for planejado, a oportunidade de incentivar o turista a ter cuidado com as praias que eles querem encontrar impecáveis, durante os três meses de verão do ano, será perdida.


Se você sabe de alguma ação ambiental que a população pode apoiar, envie um e-mail para divulgação.

Nenhum comentário: