sexta-feira, 21 de novembro de 2008

2º Curso de Especialização em Mercado de Carbono

A Faculdade Impacta de Tecnologia será sede, ao longo de quatro sábados, do 2 º Curso de Especialização em Mercado de Carbono. O curso que é eminentemente técnico, será realizado nos dias 29 de novembro e 6, 13 e 20 de dezembro no campus da FIT de São Paulo. Os assuntos abordados vão do Protocolo de Quioto que é a base da ação ambiental até toda a parte burocrática que envolve o enquadramento das empresas e as negociações das cotas de carbono. As aulas teóricas, trabalhos práticos e visitas técnicas visam à capacitação profissional desta nova área que se encontra em grande expansão.

Ser uma empresa Carbon Free

Carbon Free ou Carbono Livre é o termo usado para denominar as empresas que estão “em dia” com o impacto ambiental causado por suas produções. Ser uma empresa, Carbono Livre significa neutralizar suas emissões de carbono na atmosfera. Esta neutralização ocorre em forma de compensação de emissões de carbono, gerada pelas atividades relacionadas à fabricação de diversos produtos. A compensação pode ser através do plantio de árvores ou pela compra de créditos de carbono do mercado.

Segundo a engenheira Luzia Amorim, Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. Não que poluir tenha um preço, mas foi uma das formas encontradas para controlar a poluição. O cálculo das emissões de Gases de Efeito Estufa de cada indústria é realizado por empresas especializadas em neutralizar estas emissões.

A criação de mecanismos de mercado que valorizam os recursos naturais foi uma atitude que surgiu em 1990 nos EUA, com uma emenda que criou cotas comercializáveis de poluição nas bacias aéreas regionais dos EUA. Nesta ocasião a poluição do ar diminuiu numa media de 40% nos EUA nos primeiros 7 anos.

Assista ao vídeo explicativo do Primeiro Jornal sobre Crédito de Carbono.

Nenhum comentário: