quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Consciência que vem do petróleo


Nada mais justo para a sociedade do que receber educação ambiental como troca pela permissão concedida à Petrobrás para exploração de petróleo. Em três cidades de Santa Catarina e em outras três do Paraná vigora o projeto Comunidades Litorâneas. Realizado pela Univali, a iniciativa faz parte do Programa de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento de Produção de Petróleo nos Campos de Coral e Estrela do Mar.

O Comunidades Litorâneas envolve a formação de professores e oficinas educacionais para os alunos. Contudo, sempre respeitando a filosofia de cada uma das escolas participantes. Por isso o ensino é realizado de diferentes maneiras. Pode ser ministrado para alunos de primeira a quarta séries ou em grupos de estudo, chamados de clubes, formados por alunos de 5ª a 8ª que se reúnem em horários de contra-turno.

Sete escolas municipais já fazem parte do projeto. Iniciado em 2003, o Comunidades Litorâneas está presente nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes, em Santa Catarina e, no Paraná, em Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná. Segundo a coordenadora pedagógica, Nara Morone, o objetivo principal é transformar essas escolas em pólos de educação ambiental, para que sirvam de modelo a outras instituições.

Rosane Ferreira da Rocha, 47, só tem a elogiar o projeto Comunidades Litorâneas. Ela é diretora da Escola Municipal Urbana Yolanda Laurindo Ardigó, na Praia Brava, em Itajaí. Lá os alunos de primeira a oitava séries têm uma aula semanal sobre meio ambiente com um professor articulador. Além disso, 60 alunos de 5ª a 8ª formam o Olho Vivo, um grupo de estudos ambientais que se reúne todas as terças e quintas-feiras fora do período das aulas.

Segundo a diretora, há anos a escola está inserida no projeto, que faz muito sucesso por lá. “Todos os membros da escola são contemplados, dos alunos aos funcionários”, afirma Rosane. Ela ainda diz que o programa montou um sistema para a captação da água da chuva, que os alunos usam para regar a horta e o viveiro de mudas nativas da escola. “Tem sido muito importante para o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos, espero que continue”. Completa.
Ouça a Coordenadora pedagógica do Comunidades litorâneas comentando o projeto. Basta clicar no link abaixo.

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