segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Consciência e respeito ao meio ambiente começam na infância


As escolas de Ensino Fundamental de Brusque contam desde 2006, com um projeto voltado para a conscientização infanto-juvenil dos problemas relacionados ao meio ambiente. Idealizado pelo professor doutor Aldonei da Silva Lopes, o Programa de Educação Ambiental (Propea) vem obtendo resultados positivos e apoiando o município nesse sentido.

O Propea foi criado em parceria com a Secretaria de Educação de Brusque, para servir de instrumento em pesquisas ambientais nas escolas do município. São cinco projetos desenvolvidos: escola recicladora, ajardinamento, hortas escolares, orquidários e educação ambiental.

Para dar maior incentivo à preservação, empresas privadas doaram computadores para as escolas que mais se destacaram na plantação de mudas, recolhimento de garrafas plásticas e também na reciclagem de papel.

Neste ano eleitoral, poucas práticas foram realizadas pelo Propea, entre estas destacam-se a participação de alunos na Semana da Educação, no Pavilhão da Fenarreco e também palestras sobre insetos e animais peçonhentos.

O professor Dr. Aldonei Lopes espera dar continuidade ao projeto nos próximos anos. “Fizemos um belo trabalho em 2007 e também em 2006, quando aconteceu o I Encontro interescolar de estudos ambientais, o mesmo não ocorreu este ano a ainda não sabemos como será no ano que vem”, revela Lopes ainda em dúvida, sobre a continuidade do programa por conta da vitória da oposição no governo municipal.

Uma das entusiastas deste projeto, a professora Marlisi Fischer, espera que a próxima gestão continue a desenvolver trabalhos voltados ao meio ambiente. Segundo Marlisi, as crianças precisam ser incentivadas através da integração de todas as escolas. “Tenho plena certeza de que o Propea é viável, positivo e o evento integração das instituições de ensino é fundamental”

Para o próximo mês estão agendadas palestras, com locais ainda a serem definidos, sobre papel reciclado e confecção de sabão caseiro a partir da reutilização de gordura vegetal.

Atualmente são 45 escolas que compõem o núcleo de atuação do Propea, que conta ainda com as parcerias do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC), Zoobotânico e do Horto Municipal de Brusque.

Nenhum comentário: